fbpx

O equipamento que uso para fotografar o nosso dia-a-dia

A ideia de que um fotógrafo de profissão só usa máquinas fotográficas “xpto” para fotografar até no dia-a-dia é um mito. E, no meu caso, isso não poderia estar mais longe da verdade.

Fazer crepes em família

Neste aspecto, como em tantos na vida, creio que deve ser usada a máxima: “menos é mais”.
Quanto mais simples, prático e pequeno for um equipamento para fotografar, mais vezes o iremos usar e mais fotografias iremos fazer, certo?

A facilidade e a portabilidade do equipamento é essencial para fotografarmos todos os dias, especialmente quando procuramos fotografar o dia-a-dia da nossa família.
Eu tenho uma câmara SLR, Canon 6D, que utilizo profissionalmente nas sessões de fotografia. Obviamente que estou habituada a usá-la e e sei que tira fotografias de muito boa qualidade.
No entanto, acaba por não ser muito prática para usar no dia a dia, para um registo habitual das fotografias que tiro.

família a relaxar cmom o cão

Assim, acabo por recorrer à minha máquina compacta: uma Fuji X70, que adoro. É um modelo de lente fixa (sem zoom) e muito prático – pois acaba por ser uma máquina pequena com uma qualidade de imagem muito boa.
Porém, como nem sempre a tenho por perto, recorro também ao meu telemóvel para fotografar – iPhone7.

jardim, cão e criança
criança dentro do carro

O meu iPhone não é sequer um dos mais recentes, nem é conhecido por ter a melhor câmara do mercado mas serve perfeitamente para as fotografias mais imediatas que queira tirar.
Assim, estou convencida de que um equipamento prático, simples e pequeno é o mais indicado para fotografar mais no dia a dia.
Os equipamentos mais sofisticados ou com caraterísticas mais complexas, (como as máquinas fotográficas SLR), podem ser utilizados, por exemplo, para fotografar ocasiões mais especiais, como um aniversário ou evento de família.

No meu projeto fotográfico deste ano A vida cá em casa, tanto uso a máquina fotográfica Fuji X70 como o meu iPhone para fotografar. E, como podem reparar pelas partilhas semanais que faço no Facebook e no Instagram, passa despercebida a diferença entre as fotografias da máquina fotográfica e do telemóvel – o que pode já não acontecer quando as imprimo em papel.
No entanto, ambos os equipamentos são capazes de fazer fotografias óptimas, que me dão um prazer imenso a reunir e a partilhar com vocês algumas das capturas da semana.

Segue-me nas redes sociais para ficares a par das minhas novidades, projectos e partilhas:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.