O que é isto da fotografia documental de família?

Na fotografia documental de família o objectivo é fotografar a família o mais verdadeiramente possível.
Por esse motivo, numa sessão documental não há poses. Não me vão ouvir dizer “sorriem para a câmara”, nem vos coloco na pose da família feliz perfeita. 

É fotojornalismo aplicado à fotografia de família.

Fotografo o vosso dia, tal e qual como o vão vivendo sem interferir nos vossos momentos.

A sessão fotográfica pode durar um dia inteiro ou apenas uma parte dele.

E, durante o tempo que passar convosco, farei fotografias de momentos como:
o caos que podem ser as refeições, a hora do banho, as asneiras que os miúdos fazem quando os pais não estão a ver, as trocas de carinho já tão rotineiras que nem se apercebem delas, os momentos de cansaço, as gargalhadas e até mesmo as birras.

O resultado serão fotografias muito especiais que contam a vossa história e que verdadeiramente vos retratam.

Daqui a uns anos, essas fotografias terão uma importância e um valor inestimáveis, especialmente para os miúdos. Quando forem crescidos, vão adorar ver como brincavam e como amuavam; o que adoravam comer; os seus espaços (como a casa em que cresceram, o quarto ou o restaurante preferido).

A fotografia documental de família está a crescer e tem vindo a ganhar o seu espaço um pouco por todo o mundo.

A ideia de fotografar famílias com uma abordagem fotojornalística sempre me entusiasmou e nos últimos anos procurei investir na minha formação neste tipo de fotografia. Estudei, frequentei workshops e tive o privilégio de aprender com algumas das referências a nível mundial, aprendizagem essa que nunca termina.

Neste momento faço parte de algumas associações  que reunem alguns dos melhores fotógrafos documentais de família do mundo, tendo ganho alguns prémios nesta área.

family photojournalist association
Inspiration Photographers