fbpx

A Fotografia Documental Não É Para Todos

A fotografia documental de família é um tipo de fotografia muito particular. E a verdade é que não agrada a toda a gente.

Quando pensas em contratar um fotógrafo para fotografar a tua família, o que é que procuras?

Será que sonhas com um cenário lindíssimo como um parque repleto de árvores, uma praia deserta ou até a tua casa arrumada e num brinco? Imaginas uma luz perfeita, a vossa roupa impecável e a condizer, e os miúdos super felizes? Sim, essas fotografias são possíveis, e há imensos fotógrafos que são excelentes no que fazem e que vos vão entregar essas fotografias. Se é isso que procuras, então, definitivamente, uma sessão documental não é a opção certa para a vossa família

Mas, se, por outro lado, aquilo que procuras são fotografias que verdadeiramente retratem a tua família tal como é; que consigas ver nessas fotografias a personalidade dos teus filhos, as vossas estórias e aquilo que os vossos dias são neste momento das vossas vidas, então não há dúvida que a fotografia documental é a única opção.

Numa sessão documental não há que escolher o sítio perfeito para as fotografias bonitas, não há ter de escolher a roupa de propósito, não há sequer que alterar seja o que for na vossa rotina para irmos fazer umas fotografias.

Numa sessão documental, eu passo com vocês um dia inteiro (ou uma parte dele, dependendo da opção que escolherem). Sou como uma amiga que vos visita nesse dia e que, por acaso, tem uma câmara e vos fotografa. É assim que a minha presença se torna natural e eu “deixo de existir” como fotógrafa de câmara na mão.

Os miúdos (e crescidos) são eles próprios. E, então, é possível fotografar aquilo que é característico de cada um. Essas fotografias serão as fotografias que vos vão fazer regressar a este momento das vossas vidas e as que, em conjunto com o livro de fotografia, se tornam num documento importante da vossa história.

Folhear o Livro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.