fbpx

Depois da sessão, quem fica com os direitos das fotografias?

Uma das coisas que pode preocupar uma família que quer fazer uma sessão fotográfica, está relacionada com esta questão dos direitos de utilização das fotografias.

”Quem é que fica com esse direito? Será que a fotógrafa pode usar as fotografias da nossa sessão para divulgar o seu trabalho? Ou será o contrário? Somos nós, que ao pagar a sessão, que ficamos com esses direitos?”

Serve então este post para vos falar sobre os direitos de autor e de imagem (que é bem mais simples do que parece) e para vos explicar como trabalho no sentido de respeitar os direitos das famílias que fotografo.

A importância dos direitos de autor e imagem na fotografia de família

A partilha e utilização de fotografias das sessões de família para portfolio é um tema importante quer para as famílias que fotografo, quer para mim. E tornou-se ainda mais importante, depois de ter focado o meu trabalho na fotografia documental de família, porque as fotografias que daí resultam são mais íntimas e privadas.

Agora, com o advento da inteligência artificial e com todo este futuro desconhecido com que nos deparamos, sinto que este é, cada vez mais, um tema que fotógrafos e famílias devem falar abertamente.

O que são os direitos de autor e direitos de imagem?

Estão aqui em causa duas coisas diferentes.

Os direitos de autor são sempre do autor da obra, que retém o direito de reproduzir, difundir e comercializar essa obra. No entanto, há restrições relativamente a este direito. É aí que entram os direitos de imagem.

Para que eu, como fotógrafa e autora das fotografias, as possa utilizar para divulgar o meu trabalho, a família tem de me ceder os direitos de imagem.

A vossa família, as vossas fotografias.

Quero sublinhar aqui que eu nunca utilizo as imagens das sessões para divulgar o meu trabalho, se for essa a decisão da família. E eu deixo sempre as famílias totalmente à vontade para poderem decidir assim. Até porque têm todo o direito de o fazer. 

Numa sessão documental, em que eu entro nas vossas casas e fotografo a vossa vida real, esta questão é especialmente importante. A família que estou a fotografar precisa confiar em mim para abrir as portas da sua casa, da sua vida e dos seus momentos privados. Se a família não quer que as suas fotografias sejam partilhadas, é fundamental que sinta que esse direito será respeitado.

Como é que isso é abordado quando contratam uma sessão?

Para além deste assunto ser conversado previamente, é feito um acordo por escrito.

Assinamos um documento com os termos e condições da sessão, em que num dos pontos desse documento fica definido se e como são cedidos os diretos de imagem:

  • a família pode não ceder os direitos de imagem de todo;
  • pode não permitir a publicação das imagens online, mas permitir que as partilhe de forma privada a possíveis clientes;
  • pode não permitir a publicação online de apenas algumas fotografias (que são definidas depois, através de uma troca de emails, se necessário);
  • ou pode ceder os direitos de imagem e ficar definido em que condições isso é feito (para que fim, onde);

Relativamente aos direitos de reprodução, a família pode reproduzir as imagens e partilhá-las, desde que o seu uso seja pessoal. A família não tem permissão para alterar as imagens (colocar filtros e fazer edições extra), nem de as utilizar num contexto comercial.

Tudo isto fica descrito no documento de forma clara e existe sempre a possibilidade de mudarem de ideias mais tarde.

Porquê tudo isto? 

Porque quero que as famílias que me contratam saibam exactamente onde, como e para que fim são usadas as suas imagens.

Porque, quando sou eu e a minha família do outro lado da câmara, também quero sentir essa confiança (e tenho sentido sempre).

E, porque sinto que este pode ser um obstáculo para quem gostaria de fazer uma sessão documental, mas que acaba por nunca o fazer.

Se for esse o vosso caso, abordem sempre esta questão antes de avançarem para uma sessão fotográfica para evitar chatices e mal-entendidos. E lembrem-se que ao contratar uma sessão fotográfica não estão automaticamente a ceder os vossos direitos de imagem

Deixa a tua opinião nos comentários

O que sentes em relação a tudo isto? Sentes algum receio relativamente à exposição da imagem da tua família quando contratas uma sessão? Este post ajudou-te a perceber melhor os teus direitos?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.