fbpx

Como (não) preparar a família para uma sessão documental

Numa sessão documental eu passo com vocês um dia inteiro ou uma boa parte dele.

É uma sessão em que eu não dirijo e por isso não digo o que fazer ou em que posição devem ficar. E isso pode causar alguma estranheza.

Mas então o que fazemos? É preciso alguma coisa em especial? O que devo vestir?

Estas são algumas perguntas que podem passar na vossa cabeça quando pensam em agendar uma sessão documental.

Na verdade, não têm de fazer absolutamente nada. Quer dizer, nada de diferente do que fariam independentemente de fazerem uma sessão ou não.

Crianças a saltar na cama dos pais

O que planear para o dia da sessão?

Existe uma ideia (errada) de que o vosso dia pode ser aborrecido e nada interessante para fotografar e, então, imaginam mil e uma actividades para fazer com os miúdos e assim ter conteúdo bom para ser fotografado. Calma!

Sim, podem pensar em algo especial para fazer nesse dia, como um passeio a um sítio que os miúdos gostem. A sessão é um investimento que estão a fazer e é óbvio que querem que as fotografias sejam de momentos divertidos em família.

Mas vai ser nos momentos mais corriqueiros do dia, naqueles momentos em casa, a vestir as crianças, a dar-lhes banho, na hora da refeição, e até nos momentos mais calmos que vos parecem “aborrecidos” que está a “magia” da fotografia documental. É nesses momentos que vocês mais facilmente “esquecem” a minha presença e que os miúdos mais revelam a sua personalidade. E é aí que surgem as verdadeiras fotografias.

Dias antes da sessão falamos sobre como costumam ser os vossos dias à semana ou fim-de-semana, dependendo de quando for a sessão. Aí acertamos os detalhes logísticos: se posso me deslocar com vocês, se tenho de levar o meu carro ou se vamos a algum sítio onde possa ser necessário autorização para fotografar.

Criança a fugir da mãe que o tenta vestir.

Que roupa devemos vestir?

Tal como não devem planear demasiado o dia da sessão, o mesmo acontece com a roupa que devem vestir. Aliás, nem pensem nisso. Devem vestir o vestem num dia normal. Não pensem em roupas a condizer para os miúdos, até porque sabemos que essa roupa vai durar pouco tempo com certeza hehe…

Se gostariam de ter fotografias mais posadas com roupa a condizer, então uma sessão documental não é o mais adequado. Espreita as sessões lifestyle.

E as crianças, o que lhes dizemos que vai acontecer nesse dia?

Aquilo que costumo dizer aos Pais, em conversa dias antes da sessão é que falem com os miúdos e expliquem que vai uma amiga passar o dia com eles. Vou brincar, conversar, comer com eles. Só que, ao mesmo tempo, também vou estar a tirar fotografias. Mas não se preocupem muito com isso. Da minha experiência, rapidamente se habituam à minha presença, até porque eu estou lá também como uma amiga deles, converso muito e brinco com eles.

Como vêem, para uma sessão documental, não há nada que preparar. Trata-se de um dia normal em família, com uma pequena excepção: terão uma visita que vai adorar estar com vocês e que vai andar de máquina ao peito para documentar o vosso dia.

Vocês só têm de relaxar e deixar a vida acontecer.

Queres saber mais sobre estas sessões? Deixa uma mensagem na página de contacto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.