fbpx

Porque não existem poses numa sessão de fotografia documental?

A Fotografia Documental obedece a uma série de características baseadas na beleza da fotografia real, o que a torna num estilo cada vez mais procurado pelas famílias.

criança dentro do carro com brinquedos

A fotografia documental – a captura da realidade

Quando uma fotografia é tirada sem que alguém se aperceba que irá ser fotografado, existe a captação de um momento puro, feito de expressões, movimentos e reações reais.
A fotografia documental de família surge aliada ao registo desse momento, é o fotojornalismo aplicado à fotografia de família.
A premissa da fotografia documental de família é a de fotografar a vida da família como ela vive natural e verdadeiramente os seus dias.
Ao alterar de alguma forma algum elemento do ambiente, ou qualquer caraterística de como a vida familiar existe, criará uma distorção da realidade, o que não é pretendido em fotografia documental de família.
Por esse motivo, não existem poses ou orientações dadas por mim durante uma sessão de fotografia documental.

corrida de crianças em trotinete dentro de casa

Há direcções do fotógrafo numa sessão documental?

Não. Numa sessão fotográfica documental deverá existir a mínima interferência/”presença” do fotógrafo, de modo a garantir a máxima realidade captada. Logo, não existem orientações sobre os locais onde a família poderá estar, gestos ou actividades. Nada será encenado ou criado para uma sessão fotográfica documental.

Por esse motivo, existem várias ações e interações que eu não faço durante as minhas sessões:
. Alterar elementos no cenário natural do ambiente familiar:
Não mudo objectos de sítio, nem peço para a família arrumar ou modificar algo nas divisões onde a poderei fotografar.
Isto pode tornar a composição fotográfica mais complexa? Claro que sim mas, é mas é um limite que imponho a mim mesma. Qualquer mudança no ambiente natural familiar será uma distração para a família, que está habituada à arrumação/ desarrumação normal da sua casa – além de não ser essa a sua realidade.
Por exemplo:
Cenário: uma criança costuma brincar num local da casa pouco iluminado e com um ambiente que não permite tão bem compor a fotografia.
O que aconteceria se eu lhe pedisse para ir para outro sítio para me facilitar tirar uma fotografia diferente? Ao mudar o espaço habitual onde a criança costuma brincar, além de interromper a concentração na sua brincadeira, ela vai perder a sua expressão habitual e, ao mudar-se para outro sítio para brincar, vai começar a brincar de uma forma diferente daquela que tem naquele sítio. Ao fazer esta alteração, iria prescindir da genuinidade daquele momento, que só acontece naquele local.

família a almoçar

. Alterar a luz.
Não apago luzes, ou peço para mudarem algum candeeiro de sítio. Da mesma forma que também não abro janelas.
A luz num local pode ser menos boa e pode ser um desafio maior para a minha fotografia mas, se quero captar a vida real, não seria correcto “corrigir” a luminosidade quando ela não existe.
Por exemplo:
Cenário: Um pai está a contar uma história, ou adormecer o filho à noite num ambiente com muito pouca luz.
O que poderia acontecer se eu acendesse a luz? Primeiro, iria interromper um momento que habitualmente acontece sob aquela luz. Segundo, correria ainda o risco de fazer a criança despertar e “quebrar aquele momento”.

pai a contar história, criança a beber biberon

Em resumo…

A intenção da minha abordagem de fotografia documental de famílias é a de captar a imagem o mais genuinamente possível. Daí, preferir desafiar-me com um ambiente com uma luz não muito boa ou uma composição mais fora do normal e construir uma fotografia “verdadeira”, do que alterar algo para serem criadas condições só porque poderiam facilitar a criação de uma fotografia diferente.

Para capturar a verdadeira realidade de uma família, fotografá-la de uma forma documental irá permitir captar momentos não planeados, não orientados, naturais da rotina e da vida da família fazendo um retrato fiel e único de uma família.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.