fbpx

Três truques “escondidos” do iPhone para melhores fotografias

Fotografar com o telemóvel é algo a que já estamos acostumados e, por vezes, até nos surpreendemos com algumas fotografias que saem bem melhor do que estávamos à espera. No entanto, podemos sempre melhorar as nossas técnicas de fotografia com algumas funcionalidades que normalmente não utilizamos ou até desconhecemos.

E hoje trago-vos uns truques de fotografia para experimentarem no vosso iPhone:

1. Activar a grelha de composição

A grelha de composição funciona como uma grande ajuda para o alinhamento e composição dos elementos da nossa fotografia. Estamos habituados a vê-la em máquinas fotográficas normais mas agora também a podemos activar na câmara do nosso telemóvel.
A utilização da grelha, além de nos auxiliar na criação de linhas direitas (verticais e horizontais), permite-nos também pôr em prática a útil e clássica regra de composição em fotografia: a regra dos terços.
Esta regra ajuda o fotógrafo a destacar um determinado elemento da fotografia ao colocá-lo numa posição específica da imagem.
Com a aplicação da grelha, vemos que existem quatro pontos em que as linhas se interceptam, os chamados de pontos de força. Quando pretendemos dar ênfase a um elemento da imagem devemos colocá-lo num desses pontos.
Por exemplo, quando estamos a fotografar uma paisagem: podemos colocar a linha do horizonte ao longo de uma das linhas horizontais, (superior ou inferior), dando assim mais destaque ao céu ou à terra, respetivamente.
São vários os elementos que podem ser dispostos nas zonas de intercepção das linhas para serem destacados, criando fotografias visualmente mais agradáveis.

Como?

Em Definições > Câmara > Activar Grelha.

2. Bloquear o foco e a exposição da imagem

Este truque é especialmente útil quando queremos tirar várias fotografias no mesmo cenário sem termos que estar constantemente a selecionar o que queremos focar e a respetiva exposição para cada fotografia
Ao clicarmos no ecrã para focarmos algum elemento, qualquer alteração na imagem, (ex. movimento) faz com que o iPhone altere o ponto de foco e a exposição.
Ao activarmos o bloqueio AE/AF, (auto-exposição e auto-focagem), conseguimos bloquear o foco e a exposição naquele ponto de focagem. Ou seja, mesmo que alguma coisa se mova na imagem, o foco e a exposição não se vão alterar.
Isto é muito útil em situações em que conseguimos antecipar o que vai acontecer e queremos estar preparados para disparar no momento certo. Por exemplo, os miúdos estão a correr à volta do sofá: primeiro bloqueamos o foco no sítio onde o miúdo vai passar (onde sabemos que ele vai passar várias vezes) e, de cada vez que ele passe naquele sítio, disparamos.
Sem o bloqueio AF/AE, com o movimento, o iPhone iria alterar constantemente o ponto de focagem e a exposição da imagem.

Como?

Com a câmara ligada, identificamos a área que pretendemos focar tocando sobre ela no ecrã durante um segundo, mantendo o dedo na nossa seleção irá aparecer, em cima, uma caixa amarela a dizer AE/AF Lock. Agora podemos levantar o dedo, o AE/AF Lock está activo e, por isso, serão mantidas as mesmas características de focagem e exposição da nossa seleção para os disparos seguintes que fizermos nesse cenário. (O bloqueio AE/AF manter-se-á activo, pronto para tirarmos várias fotografias, até voltarmos a tocar noutro ponto do ecrã, desactivando o bloqueio AE/AF).

3. Usar o Burst Mode para situações de acção mais rápida

Em momentos rápidos, a funcionalidade de fotografias em sequência dá imenso jeito. Ao tirarmos várias fotografias sem parar conseguimos obter várias expressões e movimentos que poderíamos não conseguir ao fotografarmos normalmente.
Obviamente que esta funcionalidade é óptima para fotografarmos os miúdos.

Como?

Se ficarmos a carregar no botão de disparo, sem largar são tiradas cerca de dez fotografias por segundo! (A contagem do número de fotografias é apresentada enquanto mantivermos o dedo a carregar no botão de disparo).
No iPhone também podemos usar o botão de aumentar o volume para tirarmos uma fotografia e, se o mantivermos pressionado passamos a disparar em modo de sequência de imagens (burst mode).

Após tirarmos várias fotografias em modo burst, basta irmos à nossa galeria de imagens para escolhermos aquelas de que mais gostamos e apagar as restantes – de modo a evitarmos ficar com imensas fotografias “iguais” na biblioteca.

Espero que tenham gostado destes truques!
Boas experiências e boas fotografias!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.