fbpx

Como fotografar as férias em família

As férias de Verão são, em paralelo com o Natal, uma das alturas mais propícias a tirarmos fotografias aos nossos. Se fores espreitar a tuas fotografias e álbuns antigos, vais perceber que uma boa parte das fotografias que tens são das férias de Verão.
É uma época de muita diversão para os miúdos e não queremos deixar de ter esse registo.

Vamos lá fotografar estas férias?

Leva equipamento simples e leve

O melhor conselho que posso dar sobre fotografia nas férias é levar o equipamento mais leve que puderes. Seja uma máquina pequena ou até o telemóvel. Com miúdos e toda a tralha que terás de carregar, não queres levar mais uma mala com uma grande máquina e lentes para fotografar. Leva uma máquina pequena (hoje em dia, a qualidade já é tão boa); ou apenas o telemóvel pode ser mais que suficiente. Assim vais poder fotografar e usufruir dos momentos aos mesmo tempo.

Fotografa a própria viagem

Começa a contar a estória das férias bem no início: o momento de fazer as malas, os miúdos no carro, as paragens para comer e o entusiasmo à chegada. Eu lembro-me tão bem das viagens intermináveis até ao Algarve (ainda não havia a auto-estrada) e da alegria que sentia quando lá chegava!

Entra também nas fotografias

Sei que o normal é em cada família haver sempre uma pessoa que é a única que tira fotografias e que depois acaba por não aparecer em nenhuma (adivinhem quem é essa pessoa cá em casa). Façam por alternar quem tira as fotografias para que todos apareçam. Podem não ficar tão bem (pode ser difícil entregar esse “controlo” a outra pessoa), mas é importante que também apareças com os teus filhos nas fotografias.

Faz uma selecção das fotografias ao final do dia

Evita acumular muitas fotografias no telemóvel/máquina. Faz uma seleção todos os dias e guarda aquelas que mais gostam. O resto não hesites em apagar. Uma biblioteca desorganizada e cheia de fotografias inúteis é o suficiente para nunca mais olhares para elas.
Descobre mais sobre como organizar as fotografias no smartphone.

Imprime as fotografias

No final das férias, faz um álbum com as melhores fotografias. Tens ferramentas muito fáceis de usar como a blurb. Vê-las em papel é, sem dúvida, a melhor maneira de usufruir das fotografias. Vais ver que vai ser muito bom folhear esse álbum e recordar estas férias mais tarde. Os miúdos vão adorar mostrar à família e amigos e contar todas as peripécias.

Queres receber mais dicas e coisas giras sobre fotografia de família?

Subscreve a newsletter e recebe grátis um livro com “5 dicas para fotografar o dia-a-dia da tua família”.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.