fbpx

Holga

O meu gosto pela fotografia nasceu já em plena era digital. Por isso o meu contacto com a fotografia de filme é praticamente nulo. No entanto sempre tive curiosidade de experimentar, curiosidade essa que cresceu nestes últimos tempos.

E comecei com o mais básico possível: uma “matchbox pinhole” que fiz há cerca de um ano. A mathbox pinhole é uma “máquina” de rolo qe se constrói a partir de uma caixa de fósforos. Não tem lente, a luz entra pelo tal pinhole ou, em português, buraco de agulha. Este site explica tudo, se alguma vez quiserem experimentar. Devo dizer que fiquei muito contente com os resultados que obtive e que podem ver aqui 🙂

Entretanto, inspirada pelo fotógrafo Ted Forbes do podcast Art of Photography, resolvi adquirir uma Holga (vejam o episódio nº3 desse podcast). A Holga é uma máquina fotográfica de plástico muito básica que entra na categoria das “toy cameras” (no ebay encontram-na por cerca de 20-30eu). Tem apenas 2 aberturas possíveis: “céu limpo” e “céu nublado” lol. E com um cabo disparador acessório podemos controlar a exposição. Sem esse cabo apenas podemos tirar fotos com uma única velocidade  (1/100 seg, se não me engano).

Mesmo com estas limitações todas, a  Holga permite fazer imagens muito interessantes e com um look muito próprio deste tipo de máquinas. Eu gosto muito deste meu brinquedo. Até já lhe dei uma “irmã” : a Holga 120 Wide Pinhole.

Aqui vão algumas das últimas imagens que obtive. Mais aqui.

Holga 120N:

Holga 120WPC:

Até hoje os rolos foram revelados num laboratório profissional e depois scanadas para o computador. Mas pretendo no futuro experimentar e aprender a revelar o filme (preto e branco apenas, claro, lol).