fbpx

Workshop: Fotografia para Famílias

Há tanto, mas há tanto tempo que queria fazer isto!! Um workshop dedicado àqueles que adoram fotografar os seus filhos, sobrinhos, primos ou netos, mas que ficam com a sensação de que falta ali qualquer coisa. Ou é a máquina que não nos obedece, ficando a imagem tremida, ou é o miúdo que não pára quieto um segundo, ou é a imagem que ficou com uns tons estranhos…

Depois da versão beta realizada em Dezembro passado, vem agora a versão mais completa e no próximo dia 29 de Março vai ter lugar a primeira edição do workshop “Fotografia para Famílias“.

workshop blog

Este workshop é direccionado àqueles que querem melhorar as suas fotografias de família, independentemente de utilizarem uma máquina topo de gama ou um simples telemóvel. Em ambiente descontraído e de boa conversa irei dar-vos dicas no que diz respeito à composição das imagens, onde se devem posicionar, a que pormenores devem ter atenção, como aproveitar a luz disponível o melhor possível, não esquecendo as questões mais técnicas para um melhor domínio da máquina fotográfica.

Desta vez o workshop será em Aveiro (na Fusion Cowork) no dia 29 de Março, tendo início pelas 15h, e terá um duração de aproximadamente 3 horas.

Mas as boas notícias não terminam por aqui. E se pudessem ganhar a vossa presença no workshop?

Pois é, em parceria com o blog “As Maravilhas da Maternidade” estou a oferecer um lugar no workshop. Para ganharem, só têm de comentar este post expondo uma dúvida ou frustração que tenham em relação à fotografia. Contem uma situação específica em que a imagem não tenha saído como queriam; descrevam algo que gostavam de conseguir fotografar e não conseguem; ou simplesmente coloquem uma pergunta/dúvida sobre fotografia. Têm até ao dia 15 de Março! A pessoa com o comentário mais pertinente e/ou engraçado (que eu selecionarei e divulgarei no dia 17 de Março) sairá vencedora podendo participar no workshop sem qualquer custo!

Para mais informações e para se inscreverem é só entrar em contacto: info@anapratas.com ou 969080297.

Fico à vossa espera!

ACTUALIZAÇÃO:

Obrigada a todos pela participação, adorei ler as vossas dúvidas e espero encontrar-vos no workshop. Não foi nada fácil seleccionar o vencedor, mas tinha de haver um. E, neste passatempo, a vencedora foi a Sónia Paiva!

Entretanto, todos os que participaram devem verificar a sua caixa de correio electrónico, pois tento o mais possível responder à questão que colocaram e terão lá uma pequena surpresa.

Obrigada!!!

10 comentários em “Workshop: Fotografia para Famílias”

  1. Gostaria de saber como faço para ter imagens com fundos desfocados e pessoas focadas mas só em alguns pontos
    como só o rosto e ter imagens clarinhas em contra luz… Obrigada

    Responder
  2. Bom Dia. O meu principe ainda está na barriga, mas estou a registar o crescimento semanalmente e nao sei muito bem onde tirar as fotos, qual o melhor angulo e luz, nem sempre consigo focagem com a maquina e nao sei bem porquê… A duvida é ” Como ficaria esta foto se eu já tivesse feito este Workshop”…
    Obrigado

    Responder
  3. Olá Ana,
    Por mais que tente, não consigo tirar uma foto natural (que não fique com aqueles sorrisos forçados que metem medo ao susto!) ao meu filho em que este fique totalmente focado. Ele não pára quieto!
    Preciso mesmo de fazer este workshop!

    Responder
  4. Eu gostava mesmo era de conseguir tirar alguma foto de jeito aos meus filhotes (gémeos) de 2 anos, juntos. 🙂 É uma missão difícil juntá-los para a foto, eheh.
    Também adorava saber tirar melhor partido da luz natural.

    Responder
  5. Gostava de saber como conseguir em casa fotografias com “ar” de estúdio, utilizando os elementos que tenho disponíveis (luz natural ou candeeiros) tirando todo o partido da minha máquina e integrando todos os elementos da família.

    Responder
    • ah, quando refiro elementos da família, serão as crianças, adultos e animais de estimação.
      (peço desculpa pelo 2º comentário, mas esqueci-me de especificar os “objectos” a fotografar!)

      Responder
  6. Boa tarde. Eu tenho um casal muito amigo com 2 filhos e com o 3º a caminho. Gosto muito de os fotografar mas sinto-me um pouco frustado. Do ponto de vista técnico considero que já domino bem a minha DSLR, podendo fotografar em modo totalmente manual, ajustando facilmente as definições (ISO, tipo de medição, etc…) e usando uma objectiva luminosa (f1.8) para obter bons retratos. Contudo, ainda não sei bem o que fazer para obter a melhor composição de imagem, como aproveitar a melhor luz possivel, como agir quando os miúdos são muito irrequietos… Assim, sinto que apesar de todo o domínio técnico, uma boa fotografia é muito mais que isso.

    Responder
  7. Olá cara Ana, será que nesse workshop vai revelar uma fórmula mágica para tirar foto-retratos de família em que as crianças não estão a puxar os cabelos umas à outras, em que a mãe não está com uma cara de zangada com os filhos, e o pai com um ar de aborrecido do género “tanta coisa por causa duma foto”? 😀

    Responder
  8. Sou uma “aferventada”: tiro mil fotos, daqui, de acolá, sempre na esperança de agarrar aquele instante maravilhoso que vai deliciar-nos sempre de forma diferente quando olharmos a fotografia…
    E nessa correria, escapa-me a cadência natural dos momentos…Como saber aproveitar os pequenos detalhes como, por exemplo, aqueles que reconhecemos como características do nosso filho? Preocupa-me não saber olhar com mais atenção, mais perto. E de estar lá (ou quase) quando é preciso captar aquele amuozinho delicioso…
    Por enquanto, treino nos filhos dos outros, mas quando tiver os meus rebentos, quero um álbum, nem que seja de fotografias perdidas pela casa (e que eles vão encontrando ao longo da vida, tipo surpresa!) de imagens agradáveis que, acima de tudo, sejam o retrato vivo da sua infância. Que se revejam nelas, que se divirtam e que se sintam felizes.

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.