Com o nascimento do Francisco, passei a utilizar muito o iPhone para o fotografar e filmar.
Como era de esperar, a minha biblioteca de fotografias ficou uma confusão muito depressa. Para encontrar determinada fotografia, perdia imenso tempo a fazer scroll e a procurá-la.
E, no que toca à fotografia, eu gosto muito de ter as coisas organizadas. Procuro sempre usar apps que sejam práticas e que me ajudem a gerir a biblioteca (a app fotografias do iPhone não faz um grande trabalho nesse aspecto).
E há algumas apps que descobri serem muito úteis, aqui vão elas:
- Snapseed:
Por acaso, eu gosto muito da app nativa do iPhone para editar as fotografias. Mas o snapseed é uma ferramenta muito completa e muito fácil de usar. Para o meu tratamento básico (crop para a proporção 3×2 e ajuste de contraste e temperatura) a app nativa é mais que suficiente. Mas se quero algo mais complexo, recorro ao snapseed.
O snapseed também está disponível para Android e é grátis.
- Slidebox:
Esta app é uma das minhas preferidas. Esta é a app para organizar os álbuns no iPhone. Serve para adicionar fotografias a álbuns e eliminar aquelas que estão a mais de uma maneira muito fácil e prática. Com ela organizei toda a minha biblioteca e eliminei centenas de fotografias que só estavam a ocupar espaço. Cada fotografia da minha biblioteca está, também, em pelo menos um álbum. As fotografias da biblioteca sem álbum são fotografias “por organizar”.
Esta app é grátis para iOS e Android, mas tem features pagas (como organização de vídeos e backup na cloud).
- Photosync:
Esta app é paga para iOS e grátis (com publicidade) para Android, e é muito útil!
Com esta app torna-se muito fácil transferir fotografias do smartphone para o computador, do computador para o smartphone, entre smartphones e não só.
É só selecionar as imagens (podemos selecionar todas), escolher o destino e enviar. No computador escolhemos qual a pasta em que queremos guardar as fotografias e funciona muito bem!
- HashPhotos:
Esta app só existe para iPhone e é uma ferramenta muito completa para organizar a biblioteca (é grátis, mas tem features pagas). É como se fosse Slidebox e photosync juntas, com muitas outras coisas extra. O que gosto nesta app é que é possível adicionar palavras-chave e descrição nas imagens e vídeos. No entanto, caso eu queira manter essa informação quando envio as fotografias para o computador, tenho de usar esta app para as transferir. Se utilizarmos outro método que não a app (enviar para o iCloud, por exemplo), essa informação perde-se.
Apesar desta limitação, esta app é muito útil se gostares de colocar palavras-chave e outra informação nos metadados da fotografia. Se não levas a organização assim tão longe, a slidebox é muito mais prática para organizar por álbuns.
- IFTTT:
Esta não é uma app de fotografia. É uma ferramenta que permite automatizar algumas acções de diferentes apps. Eu utilizo principalmente para fazer backup de alguns álbuns no google drive. Ao adicionar fotografias a um álbum, esta app tem uma “applet” que pega nessa fotografia e copia-a para uma pasta do google drive. É uma maneira muito prática e fácil de fazer backup das fotografias favoritas, por exemplo. Para além desta applet, há outras que também podem ser úteis.
Esta app é grátis para ambos os sistemas (iOS e Android).