fbpx

Sessão Documental ou Lifestyle: qual a diferença?

Lifestyle é um termo muito utilizado para descrever um tipo de sessões fotográficas que se diferencia pela naturalidade das fotografias.

Em sessões fotográficas lifestyle, são criadas as melhores condições para fazer fotografias bonitas que, ao mesmo tempo, transmitem essa naturalidade. A hora e o local são escolhidos, as roupas também podem ser selecionadas de propósito para a sessão e, durante a sessão, a família é orientada para um melhor enquadramento e luz. Existe também uma grande interacção entre o fotógrafo e os fotografados (e entre os fotografados) para conseguir reacções e expressões genuínas.

familia com dois filhos na ribeira do porto

Existe normalmente muita diversão e brincadeira nestas sessões, mas também momentos mais calmos, e isso é que podem esperar numa sessão curta, em que parte da sessão pode ser dedicada a estes retratos de família divertidos.

 

Numa sessão documental, a abordagem é bem diferente.

O objectivo é fazer fotografias que verdadeiramente retratam a vida da vossa família – as rotinas, a personalidade de cada um, o que sentem, como se relacionam – e, aí, a interferência é mínima, não existem poses e eu não dirijo a família.
É fotojornalismo aplicado à fotografia de família.
É claro que só o facto de fotografar uma família, quer queiramos quer não, estamos a interferir (isto é mesmo conversa de cientista, não é?).
Por esse motivo é que este tipo de sessões tem uma duração maior, como é o caso das sessões “um dia na vida” que duram o dia inteiro. É preciso tempo para que os miúdos (e adultos) se habituem à presença de outra pessoa que está ali a fotografá-los no seu dia-a-dia. Sim, eu converso e brinco com os miúdos, mas não os vou posar, não acendo/apago luzes, não abro/fecho janelas, nem peço para que mudem de posição.
Estou com a família como que fazendo parte do seu dia e fotografo-os tal como são e vivem: uma família que tem os seus momentos de carinho, momentos divertidos e caóticos, mas também as asneiras, os choros e as birras.
 miudos a saltar na cama enquanto mae a tenta fazer
O resultado de uma sessão documental é muito especial. São fotografias únicas que daqui a muitos anos, os miúdos, já crescidos, vão olhar e lembrar de como eram e de como sentiam. Imaginem o que é terem imagens da vossa infância que retratam o caos (ou quem sabe, a ordem) que eram as refeições, a hora do banho ou até aquelas megas birras que faziam para se deitarem.
É isso que é a fotografia documental de família: a vossa família em fotografias incríveis e honestas.
Se gostariam de saber mais sobre estas sessões, digam coisas. Estou disponível por aqui: info@anapratas.com ou 969080297.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.