O Pai Ricardo é uma referência na fotografia de família em Portugal. Tem um trabalho lindíssimo e também já nos fotografou quando o Francisco era pequenino. Ele e a Mónica têm estes dois miúdos incríveis, a Clara e o João que eu tive o privilégio de fotografar durante um dia inteirinho, durante as férias da escola.
Um dia que começou com um pequeno-almoço com calma e muita brincadeira na sala. Depois de uma épica luta de almofadas na cama dos pais, veio outra luta, mas essa para vestir e sair de casa.
Depois de uma ida ao mercado, para ir buscar um peixinho, fomos almoçar a um restaurante já habitual.
De volta a casa, houve tempo para tudo: brincar, cozinhar, trabalhar, ir para a rua e brincar ainda mais. Mais tarde, chegou a hora das rotinas do final do dia: banhos, preparar o jantar (o peixinho delicioso), mais brincadeira, comer e, finalmente, descansar.
Esta foi uma sessão documental que durou o dia inteiro. Foram cerca de 14 horas em que acompanhei e fotografei estes reguilas e os seus pais desde o momento em que os miúdos se levantaram até à hora de irem dormir.
Nestas sessões fotografo as rotinas do vosso dia-a-dia. Fotografo tanto os momentos divertidos como os momentos de choro, as zangas e o carinho.
É fotografia de família sem poses e sem direcções.