Category Archives: The Way I View

Este é um projecto desenvolvido ao longo do ano de 2013 em colaboração com outros dois fotógrafos: Dado Calabresi e Patrícia Matias.

Todos os meses fotografámos e publicámos imagens referente a um tema.

Cada um destes posts é dedicado a cada tema.

Os links para as fotografias do Dado e da Patrícia, possivelmente, não funcionarão, pois os blogs deles foram entretanto terminados.

The way I view… them

Último mês do ano… último post deste projecto… (pode ser o final destes desafios mensais neste formato, mas outros virão, pois ideias não faltam para 2014! )

Para fazer este último post e para comemorar o termos chegado até aqui, o Dado e a Patrícia vieram até Aveiro para um encontro cheio de boa conversa, boa disposição e muita fotografia. Este encontro aconteceu no dia depois da minha defesa do doutoramento e teve, para mim, um sabor ainda mais especial. O final de uma etapa muito importante a dar início ao resto da minha vida! E que bom ter tido o Dado e Patrícia comigo!

Depois de alguma “discussão” em como iríamos abordar este tema, a ideia ficou em fotografarmo-nos uns aos outros e fazer alguns retratos, de modo a termos um bom conjunto de imagens que transmitisse o que foi este dia e o nosso estado de espírito depois de um ano deste projecto. E não podíamos ter encontrado melhor forma de  o terminar! Passado este ano, em que todos crescemos mais um bocadinho neste mundo da fotografia, continuamos cheios de vontade de fotografar e de dar continuidade aos nossos projectos com ainda mais empenho e entusiasmo.

Depois passem pelo blog do Dado e podem ver aqui todos os posts deste projecto.

twiv us

 

The way I view… food

Fotografar comida não é, de todo, algo que domine. Adoro ver as fotografias de muitos blogs do género, mas nunca foi um tipo de fotografia que tivesse imensa vontade de fazer. Também não sou pessoa de passar muito tempo na cozinha.

No entanto, há alturas, como o Natal que está quase aí, em que a comida e as refeições ganham outro papel. Uma das tradições cá de casa e que é essencial em todos os Natais, são as broínhas deliciosas da minha Avó. Nestes últimos anos, não é ela que as cozinha, mas faz questão de supervisionar e orientar todo o processo, e eu lá vou fotografando. Vejam lá se não ia uma (ou duas, ou três…) agora?

Depois não se esqueçam de passar pelo blog da Patrícia!

twiv food

 

 

The way I view… the night | Como vejo… a noite

Uma das coisas que gosto mais de fotografar à noite (para além do céu, claro) são as cores. As cores de um início de noite sem nuvens, as luzes da rua, dos semáforos, dos carros (que ficam tão bem em bokeh), as noites chuvosas que deixam as ruas cheias de reflexos coloridos e muito mais. E foi isso que me foquei para o tema deste mês. Aveiro não é a cidade mais colorida e mais luminosa do mundo durante a noite, mas espero que gostem! E depois não se esqueçam de passar no blog do Dado.

twiv night

Como eu vejo… luz | The way I view… light

Para este mês escolhemos o elemento mais importante da fotografia: a luz! É a luz que, ao incidir no sensor, faz a imagem e que tentamos sempre aproveitar da melhor maneira para fazer uma fotografia interessante e agradável de olhar. É uma coisa à qual, enquanto fotógrafos, estamos constantemente atentos: a qualidade (se é suave ou dura), a cor, direcção e até os padrões que se formam. E foi neste último que me foquei mais para este desafio. São imagens diferentes do que costumo mostrar por aqui, mas que de alguma maneira me cativaram pelos padrões formados pela luz e sombra. E, por último, uma imagem do responsável por todas as outras imagens, o Sol.

Não se esqueçam de passar no blog da Patrícia!

twiv light