fbpx

Como escolher um fotógrafo de família

A fotografia de família em Portugal cresceu muito nos últimos anos. Se há algum tempo a única opção que existia eram as lojas de fotografia com estúdio, (onde íamos fazer uns retratos tradicionais), hoje em dia a oferta é tanta que a escolha torna-se uma tarefa difícil.

Há fotógrafos que dominam o estúdio e são especialistas em retrato, outros preferem fotografar no exterior, ou em casa das próprias famílias. Há fotógrafos que se focam mais num tipo de abordagem, outros que fotografam um pouco de tudo. Porém, cada um é único e acaba por ter o seu próprio estilo e criar assim a sua identidade como fotógrafo.

Antes de escolherem um profissional para vos fotografar, é muito importante ficarem a conhecer bem o seu trabalho e, claro, gostarem das suas fotografias. Procurem e vejam diferentes sites, consultem os portfolios de vários fotógrafos e contactem-nos para esclarecerem as vossas dúvidas.

Fotografia Tradicional (em estúdio)

A fotografia de família feita num estilo tradicional é feita em estúdio sob a direção do fotógrafo.

A fotografia tradicional nunca saiu de moda e continua a ser um boa opção para quem prefere ser guiado pelas orientações de um fotógrafo durante uma sessão fotográfica.

Normalmente, a escolha da roupa, (combinada, em cor e estilo), para vestir para a sessão fotográfica é feita previamente entre a família e o fotógrafo, para corresponder ao efeito pretendido.
Este tipo de fotografia requer bastante direção por parte do fotógrafo, pois é quem orienta todas as poses dos elementos da família durante a sessão. Desde a direção do olhar, ao posicionamento das mãos, todos os detalhes são analisados e coordenados para obter a fotografia ideal.

Além disso, as sessões tradicionais, como são realizadas em estúdio, precisam de um acompanhamento constante no controlo da luz ideal para fotografar.

Este tipo de sessão fotográfica, ao contrário de outro tipo de sessões, (como as lifestyle ou as documentais), resultarão em retratos com expressões criadas na hora, ao invés da captura de momentos espontâneos.

Uma sessão fotográfica de família em estúdio pode girar à volta de um tema ou conceito pré-definido. Por esse motivo, poderá ser feita uma encenação temática pelos fotografados, serem utilizados cenários, ou adereços, assim como ter diferentes jogos de luzes ao longo da sessão.

Apesar de esta não ser uma abordagem fotográfica que eu faça, reconheço que existem muitos bons fotógrafos de fotografia tradicional que fazem fotografias intemporais fantásticas.

Fotografia Lifestyle

Lifestyle é um termo muito utilizado para descrever um tipo de sessões fotográficas que se diferencia pela naturalidade das fotografias.

São fotografias com um estilo mais editorial mas com famílias reais em vez de modelos. Neste tipo de sessões são criadas as melhores condições para fazer fotografias bonitas que reflitam a personalidade da família fotografada.

A hora e o local são escolhidos, (no exterior ou em casa), e o que vestir – estilo e cores, também pode ser escolhido de propósito para a sessão.

Durante a sessão fotográfica, a família é orientada para um melhor enquadramento e luz. Existe uma grande interação entre o fotógrafo e os fotografados para se obterem reações e expressões genuínas.

familia com criança pequena à frente de uma casa azul

Apesar de existirem muitos fotógrafos que adoram fotografar com a abordagem fotografia lifestyle, (eu incluída), são todos muito diferentes uns dos outros.

Alguns gostam de imagens cheias de luz e cor, outros gostam de imagens mais simples e neutras, outros ainda têm um estilo mais contrastado e escuro.

Há fotógrafos que têm um portfolio com imagens cheias de alegria e boa-disposição, o que pressupõe que as suas sessões são de certeza divertidas. Outros têm um portfolio forte em momentos mais calmos e cheios de carinho, pois conseguem pôr a família à vontade para fazer essas imagens.

Nas minhas sessões de família é com esta abordagem que podem contar. Eu adoro fotografar famílias neste estilo, seja em casa ou num local onde gostem de passear e que seja especial. A sessão é direcionada e há sempre alguma pose mas a prioridade são sempre os momentos e as expressões verdadeiras.

(Exemplos de fotografia de família lifestyle: sessão fotográfica na ria de Aveiro e sessão fotográfica na Vista Alegre).

Fotografia Documental

A fotografia documental de família está a dar os primeiros passos em Portugal. Ainda não somos muitos a dedicarem-se a este tipo de fotografia, no entanto, a entrega e a qualidade praticada nesta abordagem fotográfica tem vindo a crescer.
Nestas sessões, o objetivo é fazer fotografias que verdadeiramente retratem a vida da vossa família – as rotinas, a personalidade de cada um, o que sentem, como se relacionam. Por não existirem poses ou encenações na fotografia documental de família, a interferência do fotógrafo é mínima.

A fotografia documental de família é o fotojornalismo aplicado à fotografia de família. Fotografar “a vida como ela é”.

(É na fotografia documental de família que me tenho especializado desde há alguns anos, como podem ver no meu Portfolio e acompanhar no meu Instagram).

familia na cama no início da manhã

Normalmente, uma sessão de fotografia documental de família tem uma duração maior. (Como é o caso das sessões “Um dia na vida”, que duram o dia inteiro). Pois é necessário algum tempo para que os miúdos, (e os adultos), se habituem à presença de uma pessoa que irá estar no seu mundinho a fotografar o seu dia-a-dia.

No entanto, também existem sessões fotográficas documentais mais curtas, tais como: as sessões Uma manhã na vida” ou Uma tarde na vida, que duram 6 horas, ou ainda as sessões “Um momento na vida” com a duração de 3 horas.

O resultado de uma sessão documental é muito especial. São fotografias únicas que, daqui a muitos anos, os miúdos já crescidos, irão rever e lembrar-se de como eram e de como se sentiam em pequenos.

Imaginem como seria terem imagens da vossa infância que retratam o caos, ou a ordem, na hora das refeições, na hora do banho ou captar até aquelas mega birras que faziam para se deitarem.

Para além destas abordagens fotográficas existem ainda muitas outras.
Desde os retratos mais clássicos em estúdio feitos por fotógrafos que dominam a iluminação, a sessões mais espontâneas ou produzidas, que tornam os sonhos e a imaginação das crianças realidade, há muito por onde escolher e a oferta nunca foi tanta.

Espero que este artigo vos tenha ajudado a identificar qual o tipo de fotografia com que mais se identificam e qual o que mais se adequa à vossa família neste momento.

E já sabem: para qualquer marcação, ou alguma questão que tenham sobre uma sessão fotográfica, falem comigo. De certeza que vou adorar fotografar a vossa família!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.