fbpx

Porquê (e como) fotografar a própria família no dia-a-dia?

Eu acredito que é nos momentos mais corriqueiros do dia-a-dia que os miúdos mais revelam a sua personalidade. 

E fotografar esses instantes é algo que vocês próprios podem fazer.

Quando fotografo famílias, é nos miúdos em quem eu penso mais. As fotografias que faço são para eles, porque sei que no futuro, serão eles serão as pessoas que mais vão gostar de as ver e lembrar de como eram.
Sei disso, porque é exactamente o que acontece comigo hoje, quando olho para as fotografias da minha infância.

E os meus momentos preferidos de fotografar são mesmo os momentos mais corriqueiros do quotidiano, como o vestir os miúdos, a hora da refeição ou mesmo uma simples ida à casa-de-banho. É nessas situações que a personalidade das crianças é mais evidente e serão essas as fotografias que eles mais vão gostar de ver mais tarde.

Por exemplo, as expressões que fazem quando não gostam da comida (e uma eventual birra) ou quando a adoram e a devoram e ficam todos sujos; ou o que fazem quando estão sentados na sanita, pois eles não ficam quietinhos, começam a mexer em coisas que estão ao seu alcance, distraem-se e há alguns que até adormecem; etc.

Nestes casos, para uma boa fotografia o mais importante é antecipar o que vai acontecer e estar preparado.

Como fotógrafa que acompanha a família no seu dia-a-dia, grande parte do meu trabalho é preparar-me e antecipar esses instantes: observar o comportamento dos miúdos, perceber o espaço para uma boa composição e bom aproveitamento da luz, e antecipar o que vai acontecer.

E, em casa, quando fotografo os meus filhos, a abordagem é a mesma. 

Como pais, conhecemos os nossos filhos melhor do que ninguém e já conhecemos essas expressões e gestos, e quando é que elas surgem. São oportunidades de ouro que temos para conseguir congelar esses pequenos instantes.

No entanto, fotografar no dia-a-dia com esta abordagem documental requer uma mudança no modo de fotografar. Implica não ter pressa e pensar no que estamos a fazer. E é um processo que leva o seu tempo e muita prática. Mas vale tanto a pena!

Guia prático para fotografar o dia-a-dia dos teus filhos

A pensar nas Mães e Pais que gostariam de fotografar no dia-a-dia cada vez mais com esta abordagem, criei um guia muito prático em que explico passo-a-passo um método que podes aplicar já hoje!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.