fbpx

5 razões para fazer uma sessão fotográfica documental de família

Porquê fazer uma sessão documental de família?
Neste post dou-vos 5 razões.

A fotografia documental de família começa agora a ter algum crescimento em Portugal. Já há mais fotógrafos a oferecer este tipo de serviço e mais famílias a escolherem este tipo de abordagem para as suas fotografias de família.
Mas ainda é desconhecido para muitas famílias e, para outras, pode parecer uma abordagem estranha.

Por esse motivo, deixo-vos aqui 5 razões pelas quais uma sessão fotográfica documental pode ser o ideal para a vossa família. Vamos lá?

1 – Não há a chatice de posar para a câmara

Pois é, numa sessão documental não há fotografias posadas. Não me vão ouvir dizer “sorriem para a câmara”, nem vos coloco na pose da família feliz perfeita. Fotografo o vosso dia, tal e qual como o vão vivendo sem interferir nos vossos momentos.

2 – As fotografias são reais

Ao passar um dia com uma família, os miúdos sentem-se à vontade, são eles próprios, seja nos momentos de brincadeira, como nos mais calmos. É durante os momentos mais corriqueiros que a personalidade deles vem à tona e torna-se possível fotografar aquelas expressões características de cada um. É também durante o dia-a-dia que acontecem os gestos mais genuínos de carinho.

3 – Não é preciso esperar pela luz ideal para as melhores fotografias

Uma sessão um dia na vida tem início bem cedo, quando as crianças acordam, e termina à noite, quando se vão deitar. Durante este tempo, vamos ter momentos com uma luz espectacular e outros em quase escuridão. A única constante são as pessoas e os momentos que acontecem. E estes não têm hora marcada.

4 – Não é preciso arrumar a casa

Uma das preocupações que surge por vezes é a desarrumação da casa: “a minha casa está o caos!” ; “os miúdos estão sempre a desarrumar!”. Com miúdos, pode ser difícil manter a casa limpinha e arrumada. Eu tenho um filho e sei bem o que isso é. Mas a boa notícia é que numa sessão documental não se devem preocupar com isso. O objectivo é fotografar a vossa família em vossa casa, tal como é normalmente.

5 – Valor das fotografias no futuro

O resultado de uma sessão fotográfica documental é um conjunto cuidado de fotografias focadas nas pessoas, nas suas emoções e relações. Daqui a uns anos, essas fotografias terão uma importância e um valor inestimáveis. Especialmente para os miúdos. Quando forem crescidos, vão adorar ver como brincavam, como amuavam; o que adoravam comer (ou detestavam); os seus espaços, como a casa em que cresceram, o quarto ou o restaurante preferido.
A estas fotografias estão associadas sensações como a alegria e o carinho, e é certo que voltarão a sentir isso tudo de cada vez que olharem para elas.

E aqui estão elas, 5 razões para fazer uma sessão fotográfica documental. Duvido que precisem de mais. Entrem em contacto para conversarmos e agendar a vossa sessão.

1 comentário em “5 razões para fazer uma sessão fotográfica documental de família”

  1. Que sistema interessante o de fotografar assim, ao natura, por pose, em que ficamos sempre com um ar que não é nosso! Quem me dera poder ter fotos dessas do meu filho. Quando tiver netos a Ana Pratas está contratada, até porque já conheço alguns trabalhos dela.

    Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.