fbpx

Luz uniforme no rosto | Dica de fotografia

Na dica de hoje vou falar sobre luz e como a devemos aproveitar para conseguir um bom retrato dos miúdos.

O importante é que a luz incida no rosto de modo uniforme. Isto é, devemos evitar colocar a pessoa que estamos a fotografar numa zona que faça sombras e luz muito fortes. O resultado vai ser um retrato “às manchas” de luz e sombra contrastadas que só vão resultar em distracção na imagem. É óbvio que há excepções e esse efeito pode até dar em imagens interessantes, mas não é o que acontece na maior parte das vezes.

Seguem alguns exemplos que exemplificam o que quero dizer e que devemos evitar.

dica-fotografia-luz-uniforme-01 dica-fotografia-luz-uniforme-02

Isto acontece mais em dias de muito Sol em que a luz é muito dura. A solução passa então por procurar zonas de sombra em que a luz que incide nos rostos é uniforme, mas que tenha também alguma direcção. O resultado é uma fotografia muito mais agradável ao olhar e torna-se muito menos incomodativa aos fotografados. Nos dias nublados, esta preocupação não existe, a luz já é suave, já nos oferece essa uniformidade e não precisamos de procurar sombras. Em casa, a solução passa por usar uma janela como uma fonte luz suave e uniforme, como também já falei aqui.

Vejam estes exemplos e para ver as outras dicas já publicadas é só clicar aqui.

dica-fotografia-luz-uniforme-03 dica-fotografia-luz-uniforme-04 dica-fotografia-luz-uniforme-05 dica-fotografia-luz-uniforme-06 dica-fotografia-luz-uniforme-07

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.