fbpx

Antes e Depois

Há já algum tempo que penso em escrever um conjunto de posts a explicar as edições que faço a certas imagens e porquê. Este será o primeiro.

Muitas vezes, quando tiro uma fotografia, não faço ideia em como resultará a imagem final: a cor ou preto e branco?, com um corte 1×1 ou 2×3?, etc. No entanto há certas fotografias que tiro, em que eu já sei exactamente aquilo quero. A imagem de que vou falar é um destes exemplos. Este é o original directamente da máquina.

Foi tirada durante um encontro do AveiroFotoClube, em que pretendíamos fotografar o nascer-do-sol na ria (na zona da Murtosa, Aveiro). Quando chegámos ao local, encontrámos um nevoeiro cerrado e à hora do nascer-do-sol, não vimos Sol nenhum. Mesmo assim o pessoal lá aproveitou para fazer umas longas exposições à ria e aos moliceiros. E com a malta de tripés montados alinhados na margem da ria lá me coloquei uns metros atrás e cliquei no obturador.

Várias coisas me passaram na cabeça no momento em tirei a fotografia: preto e branco, contraste, cortar o céu, corte “panorâmico”, algum grão…

Na altura da edição das fotos, esta foi facílima de editar, pois já tinha tudo pensado. Em Lightroom fiz os ajustes mais básicos como corrigir ligeiramente a exposição, cortar de modo a obter esse efeito panorâmico. A conversão para preto e branco foi feita em SilverEffexPro. De volta ao Lightroom, dei-lhe um pouco mais de definição (sharpen) e grão. E foi este o resultado final:

2 comentários em “Antes e Depois”

Comentários fechados.